Revista Globo Rural

COMO PLANTAR

Técnicas de hibridação realizadas por floricultores, com o objetivo de obter plantas com formatos, tamanhos e combinações de cores cada vez mais diferentes, vivas e bonitas, são o motivo da presença de tantas opções de caladium no mercado. A espécie ornamental e exuberante, também conhecida como tinhorão, é uma das mais apreciadas para decorar ambientes, tanto plantada em vasos quanto em composições direto no solo de jardins e projetos paisagísticos.

O caladium é uma folhagem com padronagens variadas e, por isso, muito procurado, por possibilitar uma atmosfera charmosa onde tem seu cultivo instalado. Pontiagudas e em forma de coração, rajadas, mescladas ou pintalgas, as folhas grandes são vistosas e embelezam quintais, varandas, interiores de residências e estabelecimentos comerciais, além de parques e praças. Com potencial para atingir até 70 centímetros de altura, a planta tem branco, rosa, verde, vermelho e a versão bicolor entre suas principais colorações.

Fácil de cultivar, especialmente em solo ou substrato com muita matéria orgânica, fértil e úmido, o que pode ser mantido com regas regulares, o caladium encontra aqui o clima ideal para o seu desenvolvimento. Afinal, a temperatura na faixa de 22 ºC a 35 ºC, típica de um país tropical e existente na maior parte do território brasileiro, é a melhor para o crescimento da planta, que também gosta quando a umidade relativa do ar permanece entre 50% e 70%.

Mais uma preferência do caladium é a exposição à luz intensa, mas apenas por algumas horas sob o sol, durante as manhãs ou à tarde. Na maior parte do dia, deve ficar à sombra ou à meia-sombra. Para assegurar a integridade das folhas delicadas, é bom protegê-las de ventos. No entanto, todas secam ao longo do inverno, quando a planta entra em dormência, período indicado para reduzir as regas, a fim de que os bulbos não apodreçam.

Pertencente à família das aráceas, a mesma das plantas antúrio e comigoninguém-pode, o caladium é nativo da América do Sul e Central, sendo espontâneo às margens de riachos em matas e florestas. Bulboso e acaule (que tem caule tão curto que parece que as folhas surgem diretamente das raízes), ele não exige muitos cuidados no cultivo em viveiros e tem manejo de baixo custo para o produtor, que pode fornecer exemplares para floriculturas, feiras livres, garden centers e outros pontos de venda.

Contudo, é importante ressaltar que, apesar de todos os atrativos do caladium, se trata de uma planta tóxica, por conter oxalato de cálcio e saponinias. O contato ou a ingestão em grande quantidade dessas substâncias provoca danos perigosos ao organismo. Para evitar a ocorrência de acidentes, a recomendação é manter crianças e animais domésticos distantes do plantio de caladium, além do uso de luvas no manuseio.

SUMÁRIO

pt-br

2023-04-29T07:00:00.0000000Z

2023-04-29T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282656101776788

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.