Revista Globo Rural

Manejo de pragas ganha inovação eficaz e transformadora

Desenvolvida para atuar em mais de 40 cultivos, a molécula PLINAZOLIN chega com a promessa de um controle de pragas sem precedentes

Marcado por problemas climáticos e pelo aumento de custos nos insumos, 2022 foi um ano desafiador para o agronegócio brasileiro. De acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor sofreu uma queda de 4,22% em seu Produto Interno Bruto (PIB). Apesar desse cenário, as estimativas para 2023 são animadoras. O aumento do comércio internacional de produtos agrícolas, especialmente com a China e a União Europeia, acena para uma reversão desse movimento.

Para aproveitar o bom momento e crescer, o produtor também precisa ficar atento às questões ambientais, como a conservação de recursos naturais. E é exatamente essa necessidade que aumenta a importância do lançamento de PLINAZOLIN ® technology, molécula que teve seu registro aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e promete transformar o manejo de pragas no Brasil.

“A importância do lançamento de PLINAZOLIN ® para o cenário atual do agronegócio no Brasil envolve, acima de tudo, o agricultor, pois irá transformar o manejo de pragas nas lavouras que ameaçam diversos cultivos-chave da agricultura, promovendo um aumento sem precedentes da produtividade no campo, com um longo residual”, diz Marcos Queiroz, gerente de marketing responsável pelo portfólio de inseticidas da Syngenta.

Pensada como uma inovação para o controle de pragas, PLINAZOLIN ® é mais uma iniciativa desenvolvida pela Syngenta. Sua abrangência inclui um amplo espectro de pragas para as quais os produtos existentes já não oferecem mais um controle tão efetivo, como percevejos, ácaros, tripes, lagartas, brocas e até mesmo formigas.

“Além da eficiência no controle de um vasto número de pragas, outro benefício dessa tecnologia para o agricultor é a possibilidade de aplicação em mais de 40 cultivos diferentes, incluindo soja, milho, algodão, café, arroz e uma ampla gama de frutas, hortaliças e plantas ornamentais”, afirma o gerente de marketing da Syngenta.

Entre as principais vantagens de PLINAZOLIN ® estão diferenciais como o modo de ação com efeito de choque imediato, paralisando a alimentação das pragas e interrompendo os danos de uma forma única; a alta capacidade de aderência às folhas, que oferece um longo período de controle; e a estabilidade à luz solar e as propriedades de resistência à chuva, que trazem maior conveniência e segurança.

Graças a todas essas características, os desafios que envolvem o controle de pragas passam a contar com um ingrediente ativo altamente eficaz, permitindo que o agricultor aumente sua produtividade de forma otimizada.

“Com o lançamento no final do ano passado na Argentina, os produtores locais já se beneficiam do poder transformador da molécula PLINAZOLIN ® ”, explica Marcos Queiroz, ressaltando a vocação da Syngenta para o desenvolvimento de tecnologias que contribuem com o aumento da transformação no campo, parte de um investimento anual de mais de US$ 1,4 bilhão em pesquisa e desenvolvimento, que visam apoiar todos os produtores agrícolas na superação de seus desafios diários.

SUSTENTABILIDADE | ENTREVISTA

pt-br

2023-04-29T07:00:00.0000000Z

2023-04-29T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/281638194527636

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.