Revista Globo Rural

AGRO É DELAS

THAIS VIEIRA É A PRIMEIRA MULHER A DIRIGIR A PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DO PAÍS

Por JULIANA RIBEIRO

Odia 17 de março de 2023 entrou para a história da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Nessa data, a professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira tomava posse na diretoria da universidade e se tornava a primeira mulher a assumir o posto mais alto da instituição em quase 122 anos de existência.

Para ela, a chegada de uma mulher à direção de uma das mais conceituadas instituições de ciências agrárias do país demorou a acontecer, mas é um caminho sem volta. “Estou feliz por poder representar as mulheres que vieram antes de mim, colegas de classe e professoras. Esse é um ponto de virada. Estamos abrindo as portas para as mulheres que virão”, diz.

Aos 50 anos de idade, Thais tem uma longa história com a instituição, que começou ainda na infância. Seu pai foi docente da universidade, e ela estudou em um colégio fundado por ex-alunos da Esalq em Piracicaba, o CLQ.

Assim, durante a vida escolar, Thais conviveu não só com docentes da instituição de ensino, mas também com os filhos dos professores, seus colegas de colégio. Quando chegou a hora de escolher a profissão a seguir, Thais sem titubear escolheu estudar engenharia agronômica na Esalq.

Ela lembra que, durante os anos de graduação, havia outras alunas mulheres, mas o percentual ainda era desigual. “Hoje, 50% dos alunos de todos os nossos cursos são mulheres, em alguns cursos de graduação elas já são maioria”, revela. Além da maior presença das mulheres nos cursos, ela conta também que elas se destacam nas premiações acadêmicas e em outras seleções dentro da universidade, como as bolsas para uma temporada no exterior, por exemplo.

No entanto, o mesmo equilíbrio na presença entre homens e mulheres ainda não existe entre os professores. Atualmente apenas 25% do corpo docente da Esalq é composto de mulheres. Na opinião de Thais, essa mudança é mais lenta porque passa também pela formação de mestrandos e doutorandos, que somente após anos de estudo se tornam professores. “Entendo que é um processo e que, à medida que tenhamos mais mulheres doutoras, esse percentual deve se equilibrar.” Ela espera que, com o aumento gradual da presença feminina entre os docentes, outras mulheres também se candidatem aos cargos de coordenação e diretoria.

Depois de completar a graduação, Thais continuou seus estudos e percorreu um longo caminho na construção de seu currículo como docente e pesquisadora. Em 2005, ela concluiu o doutorado em tecnologia de alimentos pela Unicamp, com direito a um doutorado "sanduíche" na França. Nesse período, também atuou como pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Em 2015, ela obteve o título de livre docente pela USP e logo após passou um período de dois anos como pesquisadora da Universidade da Califórnia. De volta à Esalq como professora, Thais participou ativamente das comissões de cursos e da comissão de graduação – da qual desde 2019 é também presidente.

Agora, à frente da diretoria, ela conta que sua gestão está focada em desenvolver um trabalho de governança que seja a base para o crescimento da Esalq nos próximos anos. “Se queremos estar entre as principais instituições de ciências agrárias do mundo em dez anos, temos de começar a trabalhar agora.”

Outro ponto crucial é a constante atualização do ensino frente às constantes mudanças do mundo, posto que, segundo ela, o perfil dos alunos da Esalq mudou bastante, não só pela quantidade de recursos tecnológicos que os jovens têm à mão, mas também por todas as mudanças sociais e comportamentais que vivenciaram nos últimos anos.

Ela explica que um ponto importante desse processo de transformação passa pelo trabalho de pesquisa e extensão, no qual os alunos têm a oportunidade de atuar junto aos docentes durante a graduação e pós-graduação, em projetos que colocam o aluno desde cedo em contato com os desafios do mundo real. Como resultado, os alunos da Esalq saem preparados para atuar nas mais diferentes áreas do agronegócio e contribuir para a modernização do setor.

SUMÁRIO

pt-br

2023-04-29T07:00:00.0000000Z

2023-04-29T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/281552295181716

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.