Revista Globo Rural

TEMPO

Em março, os padrões de distribuição das chuvas voltam a mudar sobre o Brasil. A umidade tende a migrar para a metade norte do país, onde a tendência é de chuvas acima da média. Já em grande parte do Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, a expectativa é de redução das chuvas em comparação aos últimos meses.

Sul_ A chuva deve se tornar mais espaçada e são esperados volumes entre a média e abaixo da média sobre grande parte da região. Além disso, o calor vai continuar intenso e acima da média sobre o Rio Grande do Sul, especialmente na primeira quinzena do mês, o que ainda deve afetar a fase final de desenvolvimento dos cultivos de verão. Por outro lado, as atividades de colheita devem ser favorecidas nos três Estados.

Sudeste_ As chuvas devem reduzir em grande parte de São Paulo, mas não devem cessar completamente, e os níveis de umidade no solo devem continuar altos. Os períodos maiores de tempo seco devem ser favoráveis para o início da colheita da cana-de-açúcar. Já entre a região da Alta Mogiana Paulista, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a expectativa é para chuvas mais frequentes e acima da média, o que pode atrapalhar as atividades de colheita de grãos.

Centro-Oeste_ As chuvas acima da média previstas sobre Goiás, Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul podem atrasar a colheita da soja e a instalação do milho segunda safra, mas, por outro lado, mantém altos os níveis de umidade do solo para o desenvolvimento da safrinha. Na maior parte de Mato Grosso do Sul são esperadas chuvas entre a média ou ligeiramente abaixo da média, condição que será favorável para a colheita de grãos e o início da colheita da cana-de-açúcar.

Norte_ A grande parte da região deve registar precipitação entre a média e acima da média no mês de março, com exceção do norte do Pará, extremo norte do Amazonas e Roraima, onde as chuvas não devem ser suficientes para atingir a média. Estados onde o tempo ficará mais chuvoso do que o normal, inclusive Rondônia e Tocantins, podem enfrentar problemas na fase de colheita dos grãos, devido ao excesso de umidade.

Nordeste_ Depois de um mês de fevereiro com muita irregularidade, principalmente na Bahia, em março as chuvas voltam a ocorrer de forma regular e estão previstos volumes acima da média em grande parte da região. As chuvas devem manter o solo úmido para a fase final de enchimento de grãos das lavouras, mas o excesso de umidade pode impactar o início da colheita, especialmente no Maranhão e Piauí, onde o desvio positivo de precipitação deve ser mais acentuado.

SUMÁRIO

pt-br

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282432763366402

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.