Revista Globo Rural

COMO PLANTAR

Frutas cítricas que possuem suco muito ácido são chamadas de limão, como o popularmente conhecido siciliano e as variedades comerciais lima tahiti e galego. Alimentos ricos em vitamina C e compostos antioxidantes, estão sempre presentes na cozinha dos brasileiros. Outro limão dotado das mesmas características benéficas para a saúde do ser humano é o cravo, que também é bastante apreciado entre os consumidores, e por isso tem boa aceitação no mercado de frutas frescas.

Com uso diversificado, o limãocravo in natura vai bem para temperar saladas e carnes, além de ser ingrediente no preparo de bebidas. Adaptado aos diferentes climas existentes de norte a sul do país, onde tem nomes variados (limãorosa, limão-cavalo, limão-francês, limão-capeta, limão-china, limãovinagre e limão-bergamota), dependendo da região, pode ser cultivado inclusive em vasos, sendo uma ótima opção de investimento agrícola para o pequeno produtor.

O limoeiro da variedade cravo apresenta-se muito produtivo e vigoroso em plantios pelo território nacional, sobretudo em locais com boa exposição à luz solar, pois em ambientes sombrios a frutificação é escassa. Rústico e tolerante à seca, é facilmente encontrado em quintais e pomares domésticos. Ao mesmo tempo, a alta produtividade e a precocidade na produção também permitem à planta ser explorada comercialmente como porta-enxerto de laranjas e tangerinas.

A propósito, é possível que o limãocravo tenha se originado da combinação de uma cidra com uma tangerina, da qual herdou a cor alaranjada intensa da casca rugosa e da polpa. De tamanho médio e com poucos espinhos, a árvore possui flores de coloração púrpura e frutos arredondados, que pesam cerca de 100 gramas e contam com seis a 15 sementes.

Os citros são oriundos das regiões tropicais e subtropicais da Ásia, de onde se espalharam para outras

partes do mundo. Foram introduzidos no Brasil pelas primeiras expedições colonizadoras, provavelmente na Bahia, tendo relatos históricos de que em 1540 já existiam laranjais em todo o litoral do país. A disseminação do limão-cravo como portaenxerto se deu a partir da década de 1940, graças a sua tolerância ao vírus da tristeza dos citros, principal problema fitossanitário nos pomares comerciais à época.

SUMÁRIO

pt-br

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282102050884610

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.