Revista Globo Rural

MÃOS À OBRA

INÍCIO_ A recomendação básica é comprar adultos com boa qualidade genética e sempre de criadores licenciados. Evite a ocorrência de aves consanguíneas formando uma criação com mais de um casal. Também é importante se filiar a uma associação de produtores da espécie para adquirir as anilhas de identificação, além de manter-se informado sobre os calendários e rotas das competições.

AMBIENTE_ Precisa ter boa luminosidade natural e ser arejado, mas sem correntezas de ar e acesso à entrada de chuva. Local úmido também deve ser evitado, para assegurar a saúde das aves, inclusive garantir a higienização frequente do pombal. Uma boa dica para escolher onde implantar o pombal é, em geral, se orientar a sudoeste ou a sudeste.

POMBAL_ Pode ser formado por gaiolas de arame galvanizado e com 1 metro quadrado para cada casal, que são vendidas no varejo especializado. Ou, se tiver mais espaço, por viveiros de 2 x 2 metros construídos em madeira ou alvenaria, com cobertura de telha de barro, preferencialmente, e grelhas metálicas ou de madeira colocadas 30 centímetros acima do piso, a fim de impedir o contato dos pombos com os excrementos. Use telas de arame vazadas para manter o local seco. No caso de manejo com dezenas de pombos, recomendase dividir o pombal em áreas de reprodutores, fêmeas não acasaladas e filhotes. Instale poleiros com arestas arredondadas a uma altura máxima de

1,80 metro do chão.

ACESSÓRIOS_ São necessários bebedouros e comedouros de madeira, barro, plástico ou metal, desde que sejam fáceis de limpar e colocados em suporte a cerca de 50 centímetros do solo. Para os ninhos, podem ser usadas caçarolas de barro com 20 a 22 centímetros de diâmetro, fundo plano e revestidas de areia, para impedir danos aos ovos. Ainda é importante disponibilizar reservatórios de grite, cuja mistura de diferentes minerais é indicada para o fortalecimento do esqueleto, formação dos ovos e auxiliar na trituração e digestão dos alimentos.

ALIMENTAÇÃO_ Além de ração balanceada e rica em nutrientes no volume de 30 a 40 gramas por pombo ao dia, forneça um mix de hortaliças e grãos selecionados. São usados ervilha, trigo, arroz com casca, sorgo branco e vermelho, cártamo, lentilha, amendoim, girassol e milho. Mantenha água fresca e limpa sempre disponível.

REPRODUÇÃO_ A partir de um ano de idade e todos os meses, apesar de os filhotes terem melhor desenvolvimento quando nascem entre agosto e dezembro. Após 18 dias de incubação, é gerado por postura um casal, sendo o macho de tamanho um pouco maior em comparação à fêmea. Inicialmente, os pais alimenta maninhada regurgitando no bico de cada filhote um líquido leitoso, que depois é substituído por grãos mastigados e fermentados.

CONSULTORIA_ JOÃO GERMANO DE ALME∣DA, CR∣ADOR E PRES∣DENTE DA ASSOC∣AÇÃO BRAS∣LE∣RA DOS CR∣ADORES DE AVES DE RAÇAS PURAS (ABCAVES), TEL. (11) 99135-2041 ONDE ADQUIRIR_ COM CR∣ADORES COM REFERÊNC∣A NO MERCADO, QUE PODEM SER ∣ND∣CADOS PELA ABCAVES E FEDERAÇÃO COLUMBÓF∣LA BRAS∣LE∣RA (FBC) MAIS INFORMAÇÕES_ FEDERAÇÃO COLUMBÓF∣LA BRAS∣LE∣RA (FBC), RUA JORGE T∣B∣R∣ÇÁ, 1.635, SALA 4, PARQUE ∣NDUSTR∣AL, CEP 15025-060, SÃO JOSÉ DO R∣O PRETO (SP), CONTATO@FCB.ORG.BR, FCB.ORG.BR

COMO PLANTAR | POMBO-CORREIO | JOÃO MATHIAS

pt-br

2023-01-31T08:00:00.0000000Z

2023-01-31T08:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282359748852452

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.