Revista Globo Rural

MÃOS À OBRA

INÍCIO_ O produtor pode preparar as próprias mudas, mas, para começar a atividade, deve adquiri-las de viveiristas experientes, idôneos e que forneçam material de qualidade. É importante que as matrizes de copo-de-leite sejam livres de contaminações que possam comprometer a cultura, como de fungos, bactérias e vírus. Uma alternativa para assegurar a produção é o uso de mudas micropropagadas em laboratórios especializados.

AMBIENTE_ Flor de clima temperado, o copo-deleite apresenta melhor desenvolvimento quando cultivado em regiões onde predominam temperaturas entre 16 ºC e 22 ºC. Contudo, tem capacidade para suportar frio mais intenso, chegando a tolerar até 4

ºC, e calor, na parte mais alta da faixa dos 20 ºC.

PROPAGAÇÃO_ Pode ser realizada por diferentes métodos, como divisão de touceiras e/ou de rizomas ou por cultura de tecidos. Por semente também é uma opção, porém não recomendada, devido à possibilidade de a formação das mudas ser desuniforme, por causa da polinização cruzada da flor.

PLANTIO_ Em campo aberto ou em estufa, desde que o solo tenha umidade elevada, mas não encharcado. Escolha áreas bem drenadas e regue constantemente, combinação que permite uma produção eficiente e duradoura. O pH de cerca de 6 do terreno é o indicado, no entanto, é fundamental que se realize a análise do solo, para saber se necessita de alguma correção.

ESPAÇAMENTO_ No cultivo adensado, recomenda-se o plantio de duas fileiras por canteiro com distância de

0,3 metro entre si e de 0,15 metro entre plantas, obtendo um total de dez plantas por metro quadrado. No cultivo convencional, indica-se de 0,8 metro entre fileiras e 0,5 metro entre plantas.

ADUBAÇÃO_ Incorpore ao solo no plantio um fertilizante básico formulado com NPK 10-10-10, na proporção de 250 quilos por 1.000 metros quadrados. A cultura, que tem boa resposta à adubação orgânica, deve contar ainda com 20 litros de esterco de curral curtido por metro quadrado.

IRRIGAÇÃO_ Necessita de regas para manter o solo umedecido, pois estimula o desenvolvimento do copo-de-leite. De outro lado, é preciso ter cuidado para não encharcar o terreno, o que possibilita o ataque de doenças. Para irrigar apenas o solo, o sistema por gotejamento é o mais apropriado

SOMBREAMENTO_ A técnica, com uso de telas, favorece o desenvolvimento da planta e a produção de hastes florais com maior comprimento. O cultivo a pleno sol pode provocar o amarelecimento e queima das folhas no verão, resultando em redução da produção.

PRODUÇÃO_ O ponto de colheita é determinado pela abertura da espata, que deve estar com a ponta ainda virada para cima. Entretanto, não colha as flores com presença de pólen, pois, após a polinização, a longevidade é menor. Em vez de cortar, puxe cada haste floral delicadamente, a fim de não danificar a planta. Logo após, coloqueas em recipiente com água.

CONSULTORIA_ S∣MONE NOVAES RE∣S E LÍV∣A MENDES DE CARVALHO S∣LVA SÃO PESQU∣SADORAS DA EMPRESA DE PESQU∣SA AGROPECUÁR∣A DE M∣NAS GERA∣S (EPAM∣G), AV. JOSÉ CAND∣DO DA S∣LVE∣RA, 1.647, UN∣ÃO, CEP 31170-495, BELO HOR∣ZONTE (MG), FALECONOSCO@EPAM∣G.BR; ELKA FAB∣ANA APAREC∣DA ALME∣DA É PROFESSORA DA UN∣VERS∣DADE FEDERAL DE M∣NAS GER∣AS (UFMG), CAMPUS MONTES CLAROS, ELKA@UFMG.BR; E PATRÍC∣A DUARTE DE OL∣VE∣RA PA∣VA É PROFESSORA DA UN∣VERS∣DADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA), LAVRAS (MG), PATR∣C∣APA∣VA@UFLA.BR ONDE COMPRAR_ EM LOJAS DE PRODUTOS AGROPECUÁR∣OS, EM FLOR∣CULTURAS E EM GARDEN CENTERS, OU D∣RETAMENTE DE V∣VE∣ROS DE PRODUÇÃO DE MUDAS MAIS INFORMAÇÕES_ FORNECEDORES DE MUDAS E ENGENHE∣ROS AGRÔNOMOS PODEM OFERECER MA∣S OR∣ENTAÇÕES

COMO PLANTAR | COPO-DE-LEITE | JOÃO MATHIAS

pt-br

2023-01-31T08:00:00.0000000Z

2023-01-31T08:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282355453885156

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.