Revista Globo Rural

COMO CRIAR

Columbofilia é o nome que se dá à atividade de criação de pombos, em especial de pombo-correio, para a participação em exposições, concursos e competições, que ocorrem aqui e no mundo.

Embora a prática seja pouco difundida em território nacional, há columbófilos por todo o país, incluindo o próprio presidente da Associação Brasileira de Aves de Raça Pura (ABCAves), João Germano de Almeida. A propósito, em 2022, Almeida resolveu reinvestir no pombal de sua propriedade e reformou todo o espaço de criação dos pombos-correios, pois sabe do potencial lucrativo do segmento, que conta com o respaldo regulamentar da Federação Columbófila Brasileira (FBC).

Com manejo de custo baixo e fácil de lidar, o pombo-correio pode ser criado tanto em área urbana quanto rural. Há modelos de viveiro adequados para instalações em fundo de quintal de residências, em chácaras, em sítios ou em outro lugar disponível. O importante é que as condições de infraestrutura atendam às exigências necessárias para o bem-estar e o bom desenvolvimento das aves, como garantir um pombal higienizado, sem umidade e protegido contra o ataque de predadores.

Detentor de ótima capacidade de adaptação ao ambiente de regiões frias ou quentes, o pombo-correio tem o clima como um fator de referência para indicar a melhor ração ao plantel. Nesse caso, é essencial ouvir as orientações de um profissional local, que, muitas vezes, pode ser consultado nas lojas de produtos agropecuários onde se vende a alimentação.

Intrínseco à variedade de espécies de pombos – ornamentais, domésticos, de corte (para a produção de ovos e carnes) e selvagens –, a dedicação à família também é observada entre os casais de pombo-correio. Juntos, os pais dividem as tarefas da construção do ninho aos cuidados dos filhotes, não havendo exclusivi

dade para fêmeas ou machos nem mesmo na hora do choco.

O pombo-correio ainda possui uma característica que sempre surpreende a quem é apresentada. Trata-se do seu exímio senso de direção, que o faz retornar para o local onde foi criado, o qual pode estar a quilômetros de distância. Apesar de ser natural da espécie, o sentido de orientação tornou-se mais apurado com o tempo, graças à realização ao longo dos anos de contínuas seleções da ave, que, originalmente, surgiu dos cruzamentos de algumas raças belgas e inglesas.

Em média, um pombo-correio é comercializado a partir de R$ 300, valor que se altera de acordo com a genética e as premiações conquistadas pela ave, que deve ser resistente, vivaz, com muitas penas brilhantes e rápida ao voar. Para começar uma criação, avalia-se um investimento inicial de R$ 5 mil, sendo que o aproveitamento de materiais em desuso é uma opção para baratear o pequeno empreendimento.

SUMÁRIO

pt-br

2023-01-31T08:00:00.0000000Z

2023-01-31T08:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282183655193316

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.