Revista Globo Rural

COMO PLANTAR

Uma das flores preferidas na escolha para o buquê de noivas e muito procurada para integrar arranjos de casamentos e outros tipos de festas é o copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica). Mas, apesar de ser cultivada principalmente para o segmento de corte no mercado da floricultura, o produtor ainda pode obter lucro com o comércio da espécie destinado ao plantio em jardins. Em bordaduras, maciços, vasos ou floreiras, a beleza da planta também é cobiçada para compor projetos paisagísticos de residências e estabelecimentos comerciais e públicos, como praças e parques.

Versátil nos vários estilos de decoração floral, o copo-de-leite tem na versão branca a cor mais tradicional e mais apreciada pelos consumidores. Entretanto, atualmente existem as callas, ou copos-de-leite coloridos, uma outra espécie do gênero Zantedeschia com variações de tons, que contribui para diversificar a oferta, agradar a diferentes gostos e expandir o alcance das vendas.

O copo-de-leite é uma flor rústica e de fácil condução, porém é importante que o agricultor se dedique à produção para obter plantas de qualidade e de florescimento abundante, o que ocorre, sobretudo, nos meses mais frios do ano, entre maio e setembro. A propósito, as regiões de clima temperado são consideradas ideais para o seu crescimento. No entanto, se contar com tratos culturais adequados, inclusive com acompanhamento técnico, pode se adaptar a locais de temperatura mais elevada, ampliando o raio de plantio para todo o país.

Pertencente à família das aráceas, a mesma do lírio-da-paz, antúrio, filodendro, comigo-ninguém-pode e costela-de-adão, o copo-de-leite possui folhas verdes, de aspecto brilhante, com hábito de crescimento em formação de touceira. A inflorescência é formada pela espata de cor branca que protege a espádice amarela, a qual tem flores masculinas na parte superior e femininas na inferior.

Originário da África do Sul, o copode-leite é uma cultura perene que na natureza ocorre em terrenos úmidos ou em margens de lagos. Em geral

realizada por insetos, a polinização da flor resulta na produção de frutos apreciados por diversos pássaros, responsáveis pela dispersão das sementes da flor em campos, matas, bosques e florestas.

Já em relação aos animais de criação, é preciso ter cuidado com a aproximação do copo-de-leite. Isso porque a planta possui toxicidade que provoca inflamação da garganta e boca, irritação das mucosas, edema de lábio, língua e palato, além de náuseas e vômitos. Nos olhos, os efeitos são a fotofobia e o lacrimejamento. Nos tratos culturais e na colheita, a recomendação é que o produtor use luvas para não ter contato com a seiva da flor.

SUMÁRIO

pt-br

2023-01-31T08:00:00.0000000Z

2023-01-31T08:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282162180356836

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.