Revista Globo Rural

FAZENDA SUSTENTÁVEL

7ª EDIÇÃO DA PREMIAÇÃO REVELARÁ PROPRIEDADES RURAIS DE DIFERENTES PORTES QUE SEGUEM À RISCA O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE

por VIVIANE TAGUCHI

O7º Prêmio Fazenda Sustentável está em sua reta final. Nesta edição, 44 propriedades rurais foram analisadas em suas atividades ambientais, sociais e econômicas e 15 chegaram até a última fase do prêmio, que revelará, nos próximos meses, pelo menos três fazendas que desenvolvem um trabalho exemplar de sustentabilidade. Em parceria com o Rabobank, a Fundação Espaço ECO (FEE) e patrocínio da Cargill, a revista GLOBO RURAL irá anunciar as vencedoras em um evento realizado em São Paulo.

As inscrições para o 7o Prêmio Fazenda Sustentável tiveram início em agosto do ano passado. Mais de 50 fazendas fizeram inscrições preliminares e 44 delas estavam aptas a participar da premiação. “Na primeira fase do prêmio, são solicitadas informações essenciais que atestam a sustentabilidade de uma propriedade, como a inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural), situação trabalhista dos funcionários e uso de técnicas de manejo que visam ao menor impacto possível ao meio ambiente”, explica Bianca Larrussa, analista do Rabobank. “Se uma fazenda está, por exemplo, na lista suja do Ministério Público, já é um item para ela não participar.”

Na segunda etapa do prêmio, os classificados passaram por uma seleção mais detalhada. Rebeca Venâncio, especialista em sustentabilidade da Fundação Espaço ECO (FEE), explicou que, nesta fase, as informações necessárias exigidas pela metodologia do prêmio incluíram informações ambientais e sociais, tais como volumes exatos de uso de insumos para cada cultivo da fazenda, volumes de rações oferecidas ao

gado ou manejo de viveiros, entre outros. “Mas esse questionário também inclui informações essenciais sobre a área social, como perfil dos colaboradores, inclusão social, situação trabalhista de cada funcionário”, afirma.

Após essa rigorosa "peneira" nas áreas ambiental e social, as propriedades classificadas passaram por uma análise de crédito, isto é, um filtro que analisa a situação financeira de cada fazenda. “Nós trabalhamos com o tripé da sustentabilidade, que, além da situação ambiental e social, também abrange a saúde financeira dos empreendimentos”, completa Larrussa.

A terceira, e última, etapa do Prêmio Fazenda Sustentável são as visitas técnicas, realizadas nas fazendas classificadas, em várias regiões do país. “Essa visita técnica é fundamental para que possamos saber, de fato, se as informações fornecidas nos formulários online são verídicas”, explica o editor-chefe da GLOBO RURAL, Cassiano Ribeiro. “A parceria da GLOBO RURAL com o Rabobank proporciona que os analistas, especialistas em sustentabilidade da instituição e que atuam em todo o território nacional, possam ir até as propriedades e comprovar que são realmente fazendas sustentáveis”.

Os relatórios gerados a partir das visitas serão analisados por uma comissão julgadora, formada por profissionais especialistas em agronegócio sustentável e que não têm qualquer ligação com os organizadores. É essa comissão julgadora que irá apontar quais fazendas serão as finalistas do 7o Prêmio Fazenda Sustentável. “De um modo geral, as fazendas classificadas na última fase do prêmio são exemplares. Algumas possuem excelentes projetos socioambientais, que merecem ser perpetuados pelo país como referência”, reforça Cassiano Ribeiro, da GLOBO RURAL.

Nesta edição do prêmio, há fazendas finalistas que se dedicam à cafeicultura, horticultura, cacauicultura, bovinocultura e à atividade canavieira. Das 15 finalistas, cinco foram classificadas como de grande porte, cinco de médio porte e cinco são pequenas propriedades. A lista de todas as propriedades finalistas será divulgada nos próximos meses.

SUMÁRIO

pt-br

2023-01-31T08:00:00.0000000Z

2023-01-31T08:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/281998971599588

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.