Revista Globo Rural

MÃOS À OBRA

INÍCIO_ Em viveiristas idôneos, adquira bulbos dormentes ou plantas em estágio vegetativo. As variedades melhoradas existentes no mercado são importadas. Para o plantio, garanta uma estrutura protegida, como uma estufa, o que dará segurança sanitária à cultura. Qualquer dano às folhas, que pode ser provocado por rajadas de ventos ou ataque de lagartas, leva à perda de qualidade do caladium e ao prejuízo da atividade.

AMBIENTE_ Com sombra ou meia-sombra, desde que tenha bastante claridade, é o mais adequado para o caladium. A planta pode ser cultivada em áreas externas ou internas, próximo às janelas, para aproveitar a luminosidade natural. Por ser uma espécie nativa de florestas úmidas, o caladium aprecia alta umidade do ar.

PROPAGAÇÃO_ Faça por meio da divisão dos bulbos e somente no período da dormência. Embora tenha potencial para obter plantas diferentes, o processo por hibridação é uma alternativa de execução difícil e, assim, mais indicada para produtores experientes.

PLANTIO_ Realiza-se em solo bem drenado e adubado, além de rico em matéria orgânica. A adubação e a correção do pH com calcário são muito importantes, pois ainda têm efeito de alterar a coloração das folhas. Em plantios em vaso, o ideal é usar recipiente grande, para dar espaço suficiente ao crescimento e ao perfilhamento dos bulbos.

ESPAÇAMENTO_ Em vaso ou em canteiro, é necessário que haja uma área ampla para o caladium se desenvolver. Por isso, o recomendado é que a distância entre plantas e entre linhas seja de 40 centímetros, a fim de evitar a má-formação das plantas e permitir uma aeração adequada.

ADUBAÇÃO_ Inicia-se no plantio do primeiro bulbo, com uso de uma fonte orgânica ou química, que pode ser sólida ou líquida. As doses devem ser calibradas a partir da análise do solo de cultivo. Na utilização de adubo orgânico, como esterco, húmus, fibras de coco, perlita, carvão, entre outros, a garantia é de contar com bons nutrientes, que ajudam a regular a umidade do substrato.

CUIDADOS_ Em condições de excesso ou escassez de água, o caladium pode murchar. Por isso a necessidade de verificar regularmente as condições de hidratação da planta, o que inclui a borrifação de água nas folhas, já que a espécie gosta de umidade no ar. O mais indicado é aplicar irrigações com maior frequência, porém em menor quantidade. Outro cuidado é com a exposição ao sol forte, pois a incidência de raios solares por muito tempo causa queima das folhas e perda da qualidade da planta ornamental.

PRODUÇÃO_ Após a dormência no inverno, o caladium produz folhagens coloridas e vistosas durante a primavera e o verão. Quando cultivado em ambiente com clima controlado, a brotação ocorre em um prazo mais curto.

CONSULTORIA_ FÁBIO PADILHA É DOUTOR EM AGRONOMIA, ESPECIALIZADO EM PAISAGISMO E FLORICULTURA, SÓCIO DA PLANTAS & PLANOS ASSESSORIA E CONSULTORIA EM AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE, TEL. (61) 98601-8619, FABIOAPVIANA25@GMA∣L.COM ONDE COMPRAR_ EM LOJAS, VIVEIROS DE PLANTAS E MERCADOS DE FLORES E FOLHAGENS MAIS INFORMAÇÕES_ PODEM SER OBTIDAS COM TÉCNICOS DAS AGÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA DOS ESTADOS

COMOPLANTAR | CALADIUM | JOÃO MATHIAS

pt-br

2023-04-29T07:00:00.0000000Z

2023-04-29T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282222310079892

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.