Revista Globo Rural

MÃOS À OBRA

INÍCIO_ Recomenda-se sempre utilizar mudas enxertadas, adquirindo exemplares de viveiros credenciados. No estado de São Paulo, é comum as mudas contarem com haste única de cerca de 50 centímetros de altura.

AMBIENTE_ Não há limitações para o cultivo do limoeiro da variedade cravo quanto aos tipos de clima existentes aqui. Contudo, algumas regiões apresentam condições mais propícias, enquanto outras não são muito favoráveis, devido à seca ou geada fortes. A rusticidade da planta, no entanto, permite que ela tenha bom desenvolvimento em locais de clima tropical e até temperado. Porém, os melhores rendimentos e a qualidade dos frutos são obtidos em áreas subtropicais, com temperaturas entre 23 ºC e 32 ºC.

PROPAGAÇÃO_ Por meio de sementes é uma opção, porém, preferencialmente, a técnica mais usada é a da enxertia, método que possibilita antecipar o início do período produtivo, além de conferir mais uniformidade à cultura e garantir que o novo limoeiro tenha a mesma constituição genética da planta-mãe.

PLANTIO_ A preferência é pelos solos leves e arenoargilosos, mas especialmente com mais de 60 centímetros de profundidade, permeáveis e com boa fertilidade, o que favorece o melhor desenvolvimento da árvore e a maior produção de frutos. Plante o limãocravo no início da estação chuvosa, principalmente em dias nublados e quando não há possibilidade de fazer a rega das mudas.

ESPAÇAMENTO_ De 7 a 5 metros na entrelinha por 4 a 2,5 metros nas linhas são as medidas adotadas em plantios comerciais após o preparo do terreno e realizada a sulcação, com aplicação de calcário e fertilizantes e o alinhamento das covas. Contudo, como o limão-cravo é uma planta muito vigorosa, indicase utilizar espaçamentos maiores. Em pomares domésticos, abra covas com 40 x 40 x 40 centímetros, misturando-se à terra calcário e fertilizante orgânico.

ADUBAÇÃO_ Pode ser feita com fertilizantes minerais ou orgânicos, como estercos curtidos, durante a primavera e o verão. Espalhe ao redor da planta para evitar a concentração do produto. As doses variam de acordo com a idade do limoeiro, a produção de frutos e as formulações comerciais. Em geral, em culturas pequenas são de três a quatro aplicações de 100 a 400 gramas da formulação NPK, ou quantidade equivalente de outro fertilizante, por unidade. Em exemplares adultos, utilize cerca de 500 gramas em igual parcelamento. A cada dois ou três anos, adicione cerca de 2 quilos de calcário por planta e, anualmente, aplique boro (B), manganês (Mn) e zinco (Zn) nas folhas.

PODAS_ Nos primeiros dois anos após o plantio das mudas, deve-se eliminar

SOLO_ profundo, permeável e fértil

CLIMA_ subtropical, de preferência

ÁREA MÍNIMA_ pode ser plantado em vasos

COLHEITA_ entre abril e junho

CUSTO_ o valor da muda enxertada varia de acordo com o local da produção, sendo o preço médio de R$ 10 a unidade no Estado de São Paulo

as brotações abaixo da bifurcação da copa e na região do porta-enxerto.

Nas plantas adultas, sempre retire os ramos mortos, doentes ou mal dispostos. Ressalte-se que pomares mais adensados exigem podas constantes na lateral e no topo das árvores, para regular o tamanho da copa.

PRODUÇÃO_ Em planta enxertada, geralmente é possível iniciar a colheita no segundo ano após o plantio. Variedade de maturação precoce, o limão-cravo tem pico de maturação dos frutos entre abril e junho, podendo se antecipar ou prorrogar de acordo com as condições climáticas do local do cultivo.

COMO PLANTAR | LIMÃO-CR AVO | JOÃO MATHIAS

pt-br

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282110640819202

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.