Revista Globo Rural

FUTURO

AS TRADIÇÕES CULINÁRIAS SÃO CADA VEZ MAIS ATRAENTES, EM ESPECIAL PARA O TURISMO DE EXPERIÊNCIAS AUTÊNTICAS E CONEXÃO COM AS CULTURAS LOCAIS

Maurício Antônio Lopes é engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Oconceito de território difere dos conceitos de regiões e municípios por não se basear em divisões geográficas rígidas ou aspectos políticos e administrativos formais. Em vez disso, territórios podem ser definidos como espaços geográficos dotados de determinados atributos e funcionalidades relacionados ao potencial econômico e ambiental, estrutura social, cultura, tradições, etc.

A noção de territórios alimentares, por exemplo, nos ajuda a compreender como as condições geográficas, climáticas, ecológicas, demográficas e culturais influenciam a diversidade, a produção e o consumo de alimentos. No caso brasileiro, os hábitos alimentares e a gastronomia são resultado de processos históricos que estão em mudança e evolução há séculos, resultado da interação entre a cultura indígena original e culturas introduzidas pelos imigrantes ao longo da história.

Essa dinâmica resulta na enorme diversidade culinária, que é uma riqueza cultural e parte fundamental de nossa identidade, além de ser uma oportunidade para a valorização da agricultura local e a geração de riquezas e inclusão. A relação da sociedade com o alimento está em constante mudança, com consumidores interessados não apenas em energia e nutrientes, mas também na alimentação como experiência, com a busca de novos sabores, aromas, texturas e sensações.

O fato é que a riqueza gastronômica e as tradições culinárias são cada vez mais atraentes para o mundo dos negócios, em especial para o turismo de experiências autênticas e conexão com culturas locais. Por isso, ampliar o conhecimento sobre os territórios alimentares do Brasil pode ser uma oportunidade para fomentar economias locais, criar negócios e empregos, além de preservar tradições, costumes e paisagens rurais.

Um exemplo de sucesso é o Vale dos Vinhedos, baseado no legado histórico e culinário dos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha no século XIX. Nesse território, a combinação entre agricultura, tradição e turismo estimula a economia regional, favorecida pela hospitalidade dos moradores, pelas belas paisagens rurais, pelas vinícolas, pela gastronomia típica e pela infraestrutura turística de qualidade.

Exemplo que bem ilustra o potencial do Brasil, com sua diversidade de territórios dotados de atrativos naturais encantadores, e verdadeiro “fervedouro cultural” que fascina o mundo com sua música, folclore e festividades populares. O país tem, portanto, todos os atributos para se tornar destino turístico de destaque, respondendo a consumidores ávidos por belezas naturais, aromas típicos, experiências sensoriais únicas e memoráveis, pela autenticidade dos produtores artesanais e das práticas e hábitos tradicionais.

Atenta a essa realidade, a Embrapa criou, em 2018, a Embrapa Alimentos e Territórios, unidade dedicada à pesquisa e inovação em produtos típicos, nichos de mercado e vocações gastronômicas territoriais. Localizada em Maceió (AL), essa unidade tem a missão de combinar inovação agropecuária com saúde, gastronomia e a indústria do turismo a fim de promover a inclusão social, produtiva e econômica a partir da riqueza natural e cultural do país.

SUMÁRIO

pt-br

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/281530820234242

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.