Revista Globo Rural

TEMPO

Apesar do rápido aquecimento no Oceano Pacífico, o mês de maio ainda será marcado por irregularidade nas chuvas sobre o sul do país.

Sul_ Os eventos de chuva vão continuar ocorrendo de forma espaçada sobre o Rio Grande do Sul, e por isso a precipitação deve ficar abaixo da média. Em algumas áreas, o déficit de umidade ainda pode impactar a instalação do trigo. O oeste catarinense e o extremo oeste do Paraná também devem registrar chuvas abaixo da média, enquanto as demais áreas tendem à normalidade ou até precipitações acima da média. As temperaturas devem oscilar mais durante o mês de maio e há risco para ondas de frio mais intensas, que podem trazer episódios de geadas para o interior da Região Sul, especialmente na segunda quinzena do mês.

Sudeste e Centro-Oeste_ Depois de um mês de abril com um comportamento mais úmido do que o normal no interior das duas regiões, em maio o tempo seco deve se intensificar e se esperam condições mais próximas da normalidade. Apenas a faixa leste do Sudeste, entre Rio de Janeiro, Espírito Santo e Zona da Mata Mineira, deve ter precipitação abaixo da média. Os maiores períodos de tempo seco devem favorecer as atividades de colheita da cana-de-açúcar e do café. As temperaturas devem sofrer maior oscilação durante o mês de maio, mas, por enquanto, não há previsão para frio extremo sobre o Sudeste e o Centro-Oeste.

Nordeste_ O mês de maio deve ser mais úmido do que o normal sobre a faixa norte da região, área que costuma receber os volumes mais elevados de precipitação durante este mês. A qualidade do algodão no Maranhão pode ser impactada pelo excesso de umidade. Já o sul da Bahia pode registrar um mês mais seco do que o normal.

Norte_ Grande parte dos estados deve receber chuvas acima do normal para o mês de maio, exceto o centro e o norte de Roraima, que devem registrar volumes abaixo da média. A chuvas volumosas podem impactar as atividade de colheita e o escoamento de grãos pelas estradas da região.

SUMÁRIO

pt-br

2023-04-29T07:00:00.0000000Z

2023-04-29T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/281500755574164

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.