Revista Globo Rural

COMO CRIAR

Atividade possível de se desenvolver em qualquer região do território nacional, mas com presença mais marcante no Nordeste e no Rio Grande do Sul, a ovinocultura é uma criação que é a base de sustento para muitos criadores da agricultura familiar brasileira, tanto por meio de consumo próprio quanto pela comercialização do excedente. Em pequenas propriedades rurais, como sítios, chácaras e fazendas, é fonte geradora de vários produtos.

A carne de carneiro é saborosa e apreciada pelo país de ponta a ponta. Apesar de ainda não ser comum sua disponibilidade no varejo em geral, é facilmente encontrada, sobretudo, em churrascarias de municípios do interior e das capitais. Açougues que vendem mercadorias mais diversificadas e lojas que comercializam cortes nobres também são locais onde pode ser comprada a proteína do mamífero em grandes centros urbanos.

Destinado apenas para a fabricação de derivados, como o queijo, o leite de ovelha é outro produto da criação que tem potencial para incrementar a renda do mês do ovinocultor. Com muitos benefícios para a saúde do ser humano, a bebida é composta por proteína, lipídios, minerais e vitaminas em quantidades ideais para atender às necessidades do organismo de uma pessoa.

Mais possibilidades de aproveitamento a partir da lida de ovinos são a pele para a indústria de calçado; a lã para o setor de vestuário; a tripa para o preenchimento de linguiças e salsichas; e o esterco para uso como adubo em diferentes plantações. O manejo do animal, por sua vez, não tem muitas exigências, pois ele já está adaptado a ambientes de climas variados e a uma alimentação para ruminantes sem muitas restrições. Além disso, carneiro e ovelha têm ganho de peso considerado eficiente e reprodução de ciclo rápido.

Deve-se ter atenção, contudo, na hora da escolha da finalidade da produção antes de implantar a atividade, uma vez que animais com aptidão para fornecer carne e lã demandam área grande, porém, menos investimentos necessários para o sistema extensivo. Se a ideia for engordar e vender cordeiros para reprodutores, é indicado o sistema intensivo, com curral com divisões de pasto, cabana e galpões, mais mão de obra e

suplementos alimentares – e, consequentemente, mais desembolsos.

Mesmo sendo um animal rústico, para assegurar que se mantenha sadio, é importante que a criação siga um controle sanitário no período chuvoso, especialmente em relação à verminose e às doenças de casco, e no último mês de gestação e primeiros dois meses de amamentação para a mãe e as crias, incluindo cuidados nutricionais. A limpeza do criatório não pode ser negligenciada, inclusive a recomendação é adotar medidas de higienização preventivas.

SUMÁRIO

pt-br

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

2023-03-06T08:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/281492165528578

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.