Revista Globo Rural

MÃOS À OBRA

INÍCIO_ Os alevinos devem ser comprados de criadores com referência, para garantir a qualidade genética e sanitária dos animais. Adquira, preferencialmente, exemplares oriundos das primeiras desovas, que ocorrem geralmente de setembro a novembro. Antes, no entanto, é necessário ter os tanques de criação já preparados.

AMBIENTE_ Embora se adaptem bem à criação em tanques de alvenaria ou revestidos com lona, os escavados em terra são os mais adequados para a criação de carpas, pois necessitam de menor quantidade de água e tem manutenção mais simples.

ÁGUA_ Faça a desinfecção do tanque drenado com cal virgem e, em seguida, aplique calcário para correção da alcalinidade da água, que deve permanecer sempre acima de 40 miligramas por litro. Somente após a calagem, adube a água com fertilizante orgânico ou químico. Um técnico pode indicar as doses de insumos em uma consulta no local. Recomenda-se que a fonte de água tenha capacidade para fornecer, pelo menos, 10 litros por segundo por hectare de lâmina d’água do viveiro, quantidade que possibilita o abastecimento dos tanques após a despesca, a reposição de água perdida por evaporação e infiltração e a renovação em caso de emergência.

ESTRUTURA_ Deve ser dimensionada de acordo com o sistema de criação escolhido. Indica-se profundidade de 1,3 a 2 metros na área mais rasa e mais profunda, respectivamente. Os tanques devem possuir entrada e saída de água individuais e declividade de cerca de 2% para possibilitar a drenagem total. Nas fases iniciais da criação, é importante proteger os alevinos, instalando tela para evitar ataques de pássaros.

ALIMENTAÇÃO_ É diversa, facilitando a escolha por opções que pesem menos nos custos de produção. As carpas prateada e cabeça-grande são filtradoras, alimentando-se de fitoplâncton (microalgas) e zooplâncton (pequenos invertebrados aquáticos), respectivamente. Por isso, é vital a adubação da água com adubo químico ou orgânico na criação das duas variedades. Onívora, a carpa comum come ração e organismos que vivem no fundo do viveiro conhecidos como bentos. Além de ração, a carpa-capim, que é herbívora, também consome macrófitas aquáticas e pasto, que o produtor pode fornecer diariamente. Para melhor crescimento e diminuição do ciclo de cultivo, o mais indicado é o uso de ração comercial nos primeiros 60 a 90 dias e nos últimos 60 dias de cultivo.

REPRODUÇÃO_ É feita por profissionais especializados e passa por processo de indução à desova, com aplicação de extrato hormonal obtido da hipófise de peixes. A estação reprodutiva ocorre principalmente na primavera, com início em setembro, podendo se estender até pelos meses de verão.

COMO CRIAR I CARPA PARA CONSUMO

pt-br

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282325388076845

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.