Revista Globo Rural

COMO CRIAR

Não é só da beleza pelo colorido das escamas que se obtém lucro no comércio de carpas. Embora mais conhecida para ornamentar lagos e espelhos d’água em propriedades públicas ou privadas, a espécie também tem variedades que são apreciadas para consumo desde a Antiguidade. Na Idade Antiga, eram servidas entre os romanos e, posteriormente, faziam parte das refeições em mosteiros na Idade Média. Há registros de mais de 2 mil anos que relatam na China a prática de policultivo de carpas, com dois ou mais tipos diferentes do peixe no mesmo ambiente.

Considerada saborosa e suculenta, apesar da abundância de espinhas que contém, a carne de carpa destinada para culinária é das variedades comum (Cyprinus carpio), capim (Ctenopharyngodon idella), prateada (Hypophthalmichthys molitrix) e cabeça-grande (Aristichthys nobilis). São fáceis de criar, e a atividade pode ser realizada em sítios, chácaras ou fazendas que possuam viveiros escavados para piscicultura, com controle de abastecimento e drenagem. Há criadores que aproveitam a existência no local de lagos naturais ou artificiais, sendo dotados de estrutura adequada para desenvolver a espécie da fase juvenil à adulta.

Em geral, as quatro carpas são criadas juntas no mesmo viveiro. A proporção entre cada uma pode mudar de acordo com a disponibilidade de alimento e a exigência do mercado, variando muito entre regiões. Um exemplo usual de distribuição das variedades do peixe nos tanques: 40% de carpa comum, 30% de carpa-capim, 15% de carpa-prateada e 15% de cabeça-grande. A duração do ciclo de produção em um sistema semi-intensivo, o mais utilizado, pode oscilar de 12 a 24 meses.

Na lida com o peixe, o que não se pode é negligenciar a qualidade da água, que deve ser limpa e com boa

oxigenação, para oferecer condições ideais para a saúde dos animais. Bombas ou aeradores são recursos que podem ser usados, mas não são obrigatórios. Em uma criação comercial, recomenda-se, em média, 4 metros quadrados por carpa na fase de engorda. O volume e a dimensão dos tanques vão depender da quantidade de peixe projetada para a despesca e do peso médio desejado ao fim do crescimento.

As carpas pertencem à família Cyprinidae de origem asiática, em especial da China e do Japão. Resistentes, são nativas de água doce e fria. Caracterizadas pela boca pequena contornada por barbilhões – filamentos com função gustativa –, medem, em média, 1 metro de comprimento e têm a vantagem de não serem predatórias entre si. A desova de ciclo anual de milhares de ovos da carpa na natureza, entre o fim do inverno e o início da primavera, pode ocorrer com mais frequência em tanques por meio da aplicação do método artificial de inseminação.

SUMÁRIO

pt-br

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282312503174957

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.