Revista Globo Rural

MÃOS À OBRA

INÍCIO_ A variedade comercial mais plantada é conhecida como maxixe comum ou caipira, que produz frutos com peso médio de 38 gramas. Também há as cultivares maxixe-do-norte com espinhos, maxixejaponês sem espinhos e maxixe-pelado.

PROPAGAÇÃO_ Mais comum é por meio de sementes e diretamente no campo. A referência é de 100 gramas de sementes por hectare. Mudas produzidas em bandejas de isopor, saquinhos de papel ou por outro método, que ao atingirem de quatro a cinco folhas são transplantadas para o local definitivo, também são uma alternativa de plantio. Para cada hectare, a indicação é usar cerca de 3.300 mudas.

AMBIENTE_ Apesar da preferência pelo clima quente, que permite o cultivo durante o ano inteiro em regiões tropicais como o Nordeste e o Norte, o maxixeiro é adaptado à faixa de temperatura entre 20 ºC e 28 ºC, com plantio entre agosto e fevereiro no Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Mesmo brandos, frio e geada, no entanto, são prejudiciais ao desenvolvimento da cultura.

PLANTIO_ Os arenosos ou areno-argilosos, leves, férteis e com pH entre 5 e 6 são os solos mais apropriados para o maxixeiro crescer. Antes de plantar, no entanto, prepare o terreno realizando aração profunda e gradagem. Também é viável o cultivo em sistema de plantio direto, sem o revolvimento do solo, após a trituração, acamação e/ ou dessecação de palhada de plantas de cobertura, abrindo-se somente pequenos berços (covas) ou linhas para o plantio. Em geral, o maxixeiro é cultivado como uma planta rasteira, mas também pode ser tutorado, utilizando para o seu crescimento cercas ou treliças.

ESPAÇAMENTO_ Abra as covas a uma distância de 3 metros por 1 metro entre si e com 2 centímetros de profundidade. Em cada uma, coloque de três a quatro sementes e deixe uma ou duas plantas quando atingirem 10 centímetros de altura.

ADUBAÇÃO_ Deve ser orientada pelo resultado da análise de solo.

Porém, na ausência do exame laboratorial, em solo de fertilidade média, aplique em cada hectare 5 toneladas de composto orgânico, 1.200 quilos de superfosfato simples e

200 quilos de cloreto de potássio. Também podese usar em cada cova 60 gramas da fórmula NPK 04-30-10. Como adubação de cobertura, adicione 200 quilos de sulfato de amônio por hectare após 30 dias do plantio, repetindo o volume depois de 20 dias.

PRODUÇÃO_ O maxixe está pronto para ser colhido a partir de cerca de 70 dias após o início da semeadura. Durante dois meses, é possível colher os frutos, preferencialmente os que apresentam tamanho entre 3 e 7 centímetros de comprimento e diâmetro de 3 a 4 centímetros – os menores são mais tenros. Os mais novos e sem as sementes formadas são indicados para o consumo cru, enquanto os bem desenvolvidos são destinados para outros preparos.

COMO PLANTAR I MAXIXE

pt-br

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282303913240365

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.