Revista Globo Rural

Saudável e versátil

Mais popular no Norte e Nordeste, o maxixe (Cucumis anguria) também vem ocupando espaço nas bancas de varejões, supermercados e feiras de rua de outras regiões do país. Ao lado de hortaliças convencionais em pontos de venda dos Estados do Centro-Sul, a cucurbitácea, parente do pepino, já é mais um componente da cesta de alimentos frescos e saudáveis oferecida aos consumidores brasileiros. Cariocas, brasilienses e cuiabanos são bastante apreciadores do produto agrícola, que, para o agricultor, torna-se mais uma escolha viável para aumentar os lucros com a lida da terra.

Da prática comum do plantio doméstico destinado à subsistência de famílias em áreas rurais, a cultura do maxixeiro está avançando para a produção em escala comercial em todo o território nacional graças ao seu uso diversificado na culinária. Com sementes achatadas no interior da polpa clara e casca verde composta por falsos espinhos – moles e não pontiagudos –, os frutos ovalados da planta, com cerca de 5 centímetros de comprimento e 3,5 centímetros de diâmetro, podem ser ingredientes de cozidos, sopas e saladas, além de recheios de tortas e massas.

Embora seja de origem botânica da África, há regiões no Brasil onde o maxixe assume importância cultural tamanha – como, por exemplo, o item básico da tradicional “maxixada” – que é considerado “naturalizado”. De poucas calorias e nutritiva, com muitos benefícios para a saúde do consumidor, a hortaliça também é um excelente antioxidante, propriedade que contribui para o fortalecimento do sistema imune e ajuda a combater o envelhecimento precoce. Ainda é rica em zinco, cujo mineral auxilia no processo de cicatrizações, e fonte de cálcio, fósforo, ferro, sódio, magnésio, vitamina C, vitaminas do com

plexo B e betacaroteno. Na medicina popular, tem indicação para aliviar os efeitos de cálculo renal, hemorroidas, inflamação dos rins e vômito.

Recortadas ou inteiras, de tamanho pequeno a médio e coloração verde que varia do tom claro ao escuro, as folhas compõem o maxixeiro, que pode atingir até 3 metros de altura e tem crescimento anual rasteiro ou trepador. A cultura herbácea ainda possui flores amarelas e de sexos diferentes formadas separadamente na mesma planta (monoica), que podem ser facilmente diferenciadas, porque as femininas têm ovário desenvolvido, com formato de fruto desde a fase de botão.

COMO PLANTAR I MAXIXE

pt-br

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282299618273069

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.