Revista Globo Rural

TEMPO

ACHUVA RETORNA na segunda quinzena do mês de forma regular no centro-sul do país, com exceção do leste do Paraná e do sul de São Paulo. Os dias serão muito quentes na maior parte do país, com poucos dias de temperatura amena. As áreas entre Acre, Rondônia, sul do Amazonas, Pará e Tocantins devem ter menos chuva do que é comum para a época do ano, com temperaturas altas.

Na Região Sul, as frentes frias passarão de forma mais oceânica, provocando chuva na faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No noroeste do Paraná, os fluxos de umidade da Amazônia vão contribuir para deixar o tempo mais chuvoso. As demais áreas do interior e ao norte da região ainda terão chuvas abaixo da média histórica. As massas de ar frio serão menos intensas, por isso, a tendência é que as temperaturas fiquem acima da média.

No Sudeste, as temperaturas aumentam ao longo do mês, assim como a frequência das chuvas. O volume acumulado deve ficar próximo à média climatológica na maior parte da região. A exceção fica por conta do sul de São Paulo, que terá menos chuva que a média. Tempo seco e temperatura alta na primeira quinzena, mas não tão quente quanto no ano anterior. Na segunda quinzena, as precipitações retornam de forma mais regular e os dias ficam abafados.

No Centro-Oeste, entre Mato Grosso do Sul e o oeste de Mato Grosso, os fluxos de umidade provenientes do interior do país vão predominar, acumulando volumes acima da média. Com mais dias de chuva e céu nublado, as temperaturas devem ficar mais amenas. No leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, o volume de chuva varia entre a média e ligeiramente abaixo da média, que já é bem baixa nesta época do ano.

Na Região Nordeste, os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL) continuam ocorrendo e provocando chuva na área, especialmente pelo litoral. Entretanto, devido às anomalias negativas de temperatura no Atlântico próximo à costa, os DOLs serão menos frequentes. As temperaturas devem ficar altas, especialmente no interior.

No Norte, toda faixa norte da região continua com previsão de mais chuva que a média histórica, ainda influenciado pelo Pacífico equatorial com uma tendência fria. As temperaturas seguem estáveis, próximas à média, em toda a região.

SUMÁRIO

pt-br

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282269553501997

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.