Revista Globo Rural

O AGRO É DELAS

A PEDAGOGA E CIENTISTA POLÍTICA PRISCILLA VERAS MUDOU DE VIDA AO ABRIR UMA STARTUP BEM-SUCEDIDA QUE CONECTA OS PRODUTORES DE ORGÂNICOS AO MERCADO VAREJISTA

Por MARIANA GRILLI fotos TAMARA LOPES

Asensibilidade em relação aos problemas enfrentados pelos pequenos agricultores levou a pedagoga e cientista política Priscilla Veras a mudar completamente de carreira e fundar, no Ceará, a startup Muda Meu Mundo. Ela conta que, em empregos anteriores, teve a oportunidade de visitar zonas rurais, quando observou que os produtores de frutas, verduras e legumes orgânicos enfrentam dificuldades na comercialização.

“Comecei a perguntar qual era a maior dor nos negócios, e muitos respondiam: a falta de certeza em vender amanhã”, diz Priscilla. Vender para o público consumidor diretamente pode ser bom, mas nem sempre tem a frequência e a garantia que o agricultor precisa.

“No começo (da empresa), a gente fazia uma feirinha em cestas para entregar nas casas, mas isso não dava a recorrência que o produtor precisa. Em 2019, focamos no varejo para dar essa precisão ao agricultor, de produzir aquilo que ele já tinha garantia de vender.”

No modelo de negócios da startup, o primeiro passo é entender a capacidade de produção do agricultor e qual cultivo seria mais viável. “O produtor que entra na plataforma recebe uma análise socioeconômica. Com isso, a gente analisa a capacidade de produção e consegue construir planos produtivos”, explica Priscilla.

Essa inteligência entre compra e venda tem muita tecnologia envolvida, incluindo a localização dos sítios e as respectivas distâncias até o supermercado mais próximo. Tudo com transparência, acessível com o Código QR. Entre os produtos saírem da casa do agricultor e chegarem ao supermercado, é preciso levar, no máximo, 12 horas.

A empresária diz que isso significa que a companhia atua em sítios que estejam num raio de até 150 quilômetros de Fortaleza e de 200 quilômetros no caso da capital paulista, as duas únicas localidades de atuação da startup no momento.

Ela observa que a logística bem pensada também joga o índice de desperdício lá para baixo. “O desperdício do campo ao varejo fica em 2,9%. Em geral, esse índice é de 30%, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados)”, afirma a CEO da Muda Meu Mundo.

“A gente não pode ter produtores isolados, então, trabalhamos agrupando, assim, passamos recolhendo as produções todas de uma vez e conseguimos cumprir com a entrega de alimentos frescos”, explica Priscilla, ao revelar que quer estar mais próxima das cooperativas.

Em menos de três anos, a startup conseguiu dobrar a renda de 79 famílias no Ceará, mesmo na pandemia. "Graças a essa comercialização inteligente." O resultado dessa visão de negócios foi um crescimento de 433% apenas em 2020 – e, para 2021, Priscilla também prevê algo na casa dos 400%.

Mas a receita de sucesso não é apenas a garantia de venda. O apoio ao alimento orgânico, à agricultura familiar e ao produto fresco é a experiência que o varejo e os consumidores estão valorizando, ela afirma.

Além da garantia de venda, outra reclamação do produtor que Priscilla relata é a falta de assistência técnica. Por isso, a startup oferece esse serviço, possibilitando que o produtor tire dúvidas com um agrônomo até de forma on-line. Atualmente, são 150 agricultores de pequeno porte que fornecem à empresa e todos precisam apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o comprovante de produção orgânica.

Com números tão promissores, a CEO da Muda Meu Mundo revela a nova parceria com o Grupo Pão de Açúcar. Por enquanto, apenas uma loja de Fortaleza tem os produtos, mas Priscilla planeja chegar a 100 lojas até o começo do ano que vem. “A partir do final de 2022, vamos expandir para o restante do país. Já temos supermercados interessados em várias localidades e produtores cadastrados no Brasil inteiro.”

SUMÁRIO

pt-br

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/282132114548525

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.