Revista Globo Rural

Cana queimada

A TENDÊNCIA É QUE HAVERÁ FALTA DE MUDAS PARA RENOVAR CANAVIAIS

Por ROSANGELA CAPOZOLI

As lavouras de cana-de-açúcar, que foram duramente prejudicadas pela longa estiagem, agora se ressentem dos danos provocados pelas geadas. Técnicos na área estimam que o rendimento dos canaviais seja de 71,5 toneladas de cana por hectare em 2021/2022, retração de 7,9% sobre o ciclo anterior.

“A cana que foi plantada este ano, e também aquela que já tinha brotado, foi quase toda queimada pela geada”, diz o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Ele observa que a geada provocará um atraso de quatro a cinco meses no processo vegetativo das plantas. Além disso, a cana que foi queimada e que estava brotando, era a muda que seria plantada no próximo ano para renovação dos canaviais.

Roberto Rodrigues tem canaviais em sua fazenda na ensolarada região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde a temperatura na madrugada de 20 de julho recuou a 1°C, o pior frio em duas décadas. Ele acredita que os reflexos da geada irão perdurar por três anos ou mais. “Como o plantio da cana é caro, se não houver um programa específico para financiar produção, haverá problemas de oferta e consequências na produção de etanol e açúcar”, adverte.

Ainda segundo Rodrigues, a queda na produção e na qualidade da cana colhida terá reflexos importantes no cenário global, pois o Brasil abasteceu, no ano passado, 50% do mercado global de açúcar”. “A tendência será aumentar a produção de etanol e reduzir a de açúcar, compensando o mercado”, sugere.

Para o diretor da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, a brota na área já colhida, e que foi afetada pela geada, vai passar por uma poda e voltará a brotar, mas com atraso em relação ao processo vegetativo esperado. Isso exigirá um novo planejamento da colheita de 2022/2023, pois quem colher antes perderá em produtividade. E quem atrasar a colheita, poderá pagar mais pelo manejo.

AGRICULTURA I LAVOURAS

pt-br

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

2021-09-02T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/281835761805101

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.