Revista Globo Rural

Líder puxa produtores para a sustentabilidade

Programa Renove, da Minerva Foods, engaja e apoia fornecedores para uma pecuáriamais sustentável e valorizada nosmercados compradores

Na definição mais conhecida, sustentabilidade é o princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais e a sua exploração pela sociedade. Nos últimos anos, o conceito tornou-se um dos pilares da Minerva Foods, líder na exportação de carne bovina na América do Sul, que vem expandindo suas iniciativas com fornecedores, com foco na neutralização de emissões de toda a sua cadeia produtiva. Em 2021 a companhia assumiu o compromisso de alcançar emissões líquidas zero, até 2035 – 15 anos antes do previsto no Acordo de Paris.

Lançado há um ano, o Programa Renove estimula a atuação colaborativa junto aos pecuaristas fornecedores da Minerva Foods, com base em práticas de baixa emissão de carbono. O processo é baseado em metodologias cientificas e apoio tecnológico. Atualmente, cerca de 100 fazendas estão dentro do Programa Renove, que tem como meta incluir outras 200, até 2023.

A Minerva Foods, por meio de monitoramento geoespacial, verifica se as atividades dos fornecedores estão em conformidade com os critérios socioambientais estabelecidos, verificando desmatamento ilegal, regularidade fundiária, ambiental e trabalhista. A companhia monitora 100% das fazendas fornecedoras diretas no Brasil e Paraguai, mais de 40% na Colômbia e 90% na Argentina, e tem como meta atingir 100% da cadeia de abastecimentolivrededesmatamentoilegalem todosospaísesdeoperação naAmérica do Sul até 2030.

Para a empresa, o desafio de combatero desmatamento ilegaldeveengajar toda a cadeia produtiva. Nesse sentido, a Minerva Foods, em parceria com a Niceplanet Geotecnologia, lançou em 2021 o aplicativo SMGeo Prospec, que disponibiliza ao produtor rural a mesma tecnologia utilizada pela companhia, estimulando os parceiros a verificarem a conformidade de seus próprios fornecedores.

Créditos de carbono

Além de oferecer assistência técnica, a empresa incentiva os parceiros a fazerem um inventário nas propriedades para medir as emissões e remoções de gases. “As boas práticas sequestram carbono no solo, aumentam a produtividade e oferecem a possibilidade de novas fontes de receita para os fornecedores, que vão poder comercializar créditos de carbono no futuro, conforme avançarem nas etapas para as certificações internacionais”, explica Gracie Verde Selva, gerente executiva do Programa Renove.

A venda de créditos de carbono poderá ser feita pela MyCarbon, subsidiária da Minerva Foods, que atua no desenvolvimento de cadeia produtiva (por meio do Programa Renove) e em projetos com outros parceiros (empresas do agro, ONGs, instituições financeiras). Os projetos desenvolvidos estão emfase de certificação, o que leva, emmédia, de dois a três anos para serem concluídos.

Paralelamente, a companhia está em negociação com instituições do setor para aprovar linhas de crédito com condições especiais para os participantes do Programa Renove, com taxas atrativas e prazos mais estendidos, tendo em vista que os projetos podem ter maturação no médio e no longo prazo.

O Programa Renove foi umdos projetos apresentados no 1º Fórum Futuro do Agro, evento realizado por Globo Rural e Imaflora, que contou com a Minerva Foods como um dos patrocinadores.

OPINIÃO ∣ TENDÊNCIAS

pt-br

2022-11-01T07:00:00.0000000Z

2022-11-01T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/281767043169263

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.