Revista Globo Rural

#TONAGR

Leone Vinícius Furlanetto nasceu no ano em que seu pai, Antônio Leone, o Toninho (com ele, na foto), foi trabalhar como gerente da Fazenda São Marcelo, no norte de Mato Grosso. A propriedade da Agropecuária Jacarezinho ficava em uma região até então inóspita. “Meu pai levou minha mãe, eu e minhas duas irmãs para morar lá. Como o local era de poucos recursos, minha mãe, como professora, dava aulas para crianças das comunidades ao redor e filhos de funcionários”, recorda.

Leone se formou em medicina veterinária, fez cursos de especialização e estudou um tempo fora do Brasil. Finalizou o mestrado em ciência de alimentos e voltou para trabalhar na Jacarezinho. Inicialmente, atuou na área técnica e, hoje, aos 35 anos, é diretor de planejamento estratégico do grupo, que é o maior produtor e vendedor de touros nelore do país. São seis fazendas nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Inspirado em modelos mais eficientes e sustentáveis, o jovem coordenou a implantação de processos de responsabilidade econômica, social e ambiental. “Em 2012, a São Marcelo foi a primeira fazenda de pecuária do mundo a receber o selo de sustentabilidade da Rainforest Alliance. A partir de então, vieram outras certificações”, conta o jovem, orgulhoso da conquista. Para Leone, a pecuária sustentável é multifatorial e precisa integrar processos. “Podemos começar pelo melhoramento genético, que possibilita encurtar o ciclo. Nossa experiência mostra que podemos reduzir a emissão de metano em 60% quando diminuímos a idade de abate zde quatro para dois anos, com a produção do mesmo quilo de carne.” (por Denise Saueressig)

SUMÁRIO

pt-br

2022-11-01T07:00:00.0000000Z

2022-11-01T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/281552294804463

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.