Revista Globo Rural

COMO PLANTAR

Uma escolha certa de planta para decorar ambientes internos é a palmeira-ráfia (Raphis excelsa). Pouco exigente em luminosidade, rústica, perene e ornamental, está presente no interior de muitas casas, escritórios, entre outros diversos estabelecimentos. Adaptada a pequenos espaços e com bom crescimento em vasos, também se apresenta como opção adequada para o paisagismo em jardins de inverno ou mesmo em áreas ao ar livre, compondo maciços, bordaduras ou renques.

Com tantas características a favor para sua comercialização, a palmeira-ráfia é uma planta que não falta em pontos de venda de flores e folhagens, como floriculturas, garden centers, lojas de produtos agropecuários e centros de abastecimento. Por ser uma das preferidas pelos compradores, garante lucro para os produtores, inclusive para os profissionais que têm pouca experiência com a espécie, já que se trata de uma cultura de cultivo fácil.

Sem necessidade de muitos cuidados e resistente a pragas e doenças, a ráfia ainda conta com desenvolvimento rápido, podendo crescer de 7 a 30 centímetros ao ano. Em locais externos, tem capacidade para chegar a 4 metros de altura, enquanto em interiores até 2 metros, dependendo do tamanho do vaso utilizado.

Originária do sul da China, aqui a planta descende das palmeiras do gênero Rhapis, da família Arecaceae, que são mais conhecidas como lady palms. Palmeira-rápis, ráfis, rápis, palmeira-dama e jupati são outros nomes populares da palmeira-ráfia, cujas folhas ornamentais e vistosas têm cor de acordo com a intensidade de luz que recebem, sendo que atingem um tom mais escuro quando mantidas à sombra.

Sob o sol direto, a tendência é de as folhas em forma plissada e palmada adquirirem um aspecto amarelado ou desbotado, com risco de ficarem até com uma aparência de queimadas. Neste caso, é preciso aplicar podas com uso de ferramentas como tesoura de jardinagem ou alicate de corte e corrigir a rotina dos cuidados.

Uma dica para manter as folhas da ráfia saudáveis, quando a palmeira estiver completamente exposta à luz solar, é realizar regas diariamente – em recintos fechados, basta irrigar a cada 15 dias, já que se trata de uma espécie que não gosta de umidade excessiva. A folhagem grande e em forma de leque, que brota de troncos finos e revestidos por uma fibra marrom e grossa, deve estar sempre verde, brilhante e lisa.

SUMÁRIO

pt-br

2022-11-01T07:00:00.0000000Z

2022-11-01T07:00:00.0000000Z

https://revistagloborural.pressreader.com/article/281509345131503

Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A.